Crianças Lendo

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sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ferramentas de autoria

Ferramentas de autoria
Objetos em mídias digitais:
1.Orkut
1.a) O que é essa ferramenta?
O Orkut é uma comunidade virtual afiliada ao Google , criada em 22 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos e uma vida social ativa, o Orkut disponibiliza uma série de recursos interessantes para quem quer encontrar os amigos ou até mesmo procurar a sua cara-metade. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten , engenheiro do Google . Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social .
Um dos recursos principais do Orkut é a criação e participação em comunidades. Comunidade no Orkut poderia ser definido como um espaço reservado para pessoas que se identifiquem com o título e propósito. Em cada comunidade é possível adicionar eventos com data de acontecimento e informações, adicionar tópicos no fórum onde outros usuários poderão inserir posts neles, adicionar enquetes com gráficos de votação e também se pode enviar mensagens para todos os participantes da comunidade.
O Orkut está em constante atualização então é comum sempre que entrar ver um recurso novo, aumentando ainda mais as chances de quem quer encontrar uma pessoa legal ou só encontrar os amigos.
1.b) Como trabalhar com ela na docência?
A utilidade pedagógica do orkut é aliar conteúdo X interação, fazendo com que os alunos conheçam os diferentes ambientes/comunidades que são discutidos tais temas. A prática também se alia a informação a ser mediada e transformada em conhecimento.
O orkut é mais uma proposta que pode tornar o processo ensino/ aprendizagem mais significativa e contribuir para a inclusão digital, sendo esta também mais uma forma, apesar de limitada, de integrar tecnologia e educação.
1.c) Pontos Positivos:
Fazer pesquisa e torná-las pública, dentro de diversas áreas do conhecimento;
Facilitar relacionamentos profissionais;
Compartilhar interesses comuns através de suas comunidades;
Encontros de pessoas que jamais iriam se conhecer;
Encontrar amigos e parentes distantes e que você havia perdido o contato;
Entretenimento;
Fácil navegação através dos ícones que dá acesso a todos os ambientes.
1.d) Pontos Negativos:
Essa rede cresceu muito e foi parar em mãos não tão confiáveis assim como deveria ser. Ficou muito popular e muitos não estão sabendo usar como deveriam esse site de relacionamentos sociais, inclusive clonando dados pessoais, expondo pessoas ao ridículo perante sua rede de amigos e conhecidos. As comunidades também são construídas ao “bel prazer” de vândalos, para propor o terrorismo, o vandalismo, pois temos comunidades que tentam deturpar a imagem de pessoas de uma índole ilibada, sendo que professores são as principais vitimas.
2.Google Docs
2.a) O que é essa ferramenta?
O Google Docs é um serviço on-line oferecido pelo Google que, depois da compra do YouTube, apresentou em Outubro de 2006 uma versão unificada do Writely e do Google Spreadsheets. Essa ferramenta não é exatamente um lançamento e sim a união entre dois serviços do office do Google em uma única interface. Ao acessarmos qualquer um desses dois domínios, somos levados à tela de controle do Google Docs, que mostra documentos ( textos e planilhas) ativos, com ferramentas de formatação semelhantes à do Microsoft Office.
A versão em português do Google Docs foi lançada em 07/02/2007 e permite criar, editar e compartilhar documentos e planilhas, a partir de um gerenciador web. Para usufruir de todas as funcionalidades do produto, basta ter uma conta Google (como Gmail ou Blogger) e ter um navegador web compatível. A ferramenta funciona totalmente on-line, sem a necessidade de instalação de um software. Alguns dos recursos mais importantes apresentados pelo Google Docs são a portabilidade dos documentos, a possibilidade de edição compartilhada e a publicação automática do documento na web ou em blogs, de acordo com a preferência do(s) autor(es).
2.b) Como trabalhar com ela na docência?
Em função da possibilidade de edição compartilhada e da publicação de documentos, o Google Docs surge como uma ferramenta que permite a aprendizagem colaborativa e a constante troca de idéias, sendo cada elemento responsável pelo resultado do grupo, ao assumir tarefas interdependentes. Com o advento da tecnologia novos caminhos se abrem para as práticas escolares. Como professores preocupados em despertar o interesse de nossos alunos para a aprendizagem, precisamos, constantemente, inserir-nos e às nossas práticas, aos novos elementos disponíveis para a construção do conhecimento.
Mais do que repassar informações, educar é construir, buscar informações. Nesse processo de construção, podemos nos valer das possibilidades oferecidas pela WEB 2, onde a palavra chave é interação. Nos ambientes colaborativos de aprendizagem à distância, como os possibilitados pelo Google Docs, é preciso que cada membro da equipe saiba interagir, deixar a sua contribuição, opinar e questionar. O objetivo desse tipo de atividade não é apenas acompanhar através de leituras aquilo que está sendo produzido, o que seria se apropriar do conhecimento do outro sem dar algo em troca. Nesse processo o professor deixaria de ser aquele que apenas transmite conteúdos e assume o papel de orientador, para que os alunos descubram o conhecimento por si próprios. O professor terá de despertar no estudante o desejo de pesquisar na Internet, de ir a campo para pesquisas e discutir com a turma - seja na sala de aula ou por meio de um programa de mensagens instantâneas como o MSN. É a versão para o século 21 de um método usado pelo filósofo grego Sócrates - quase cinco séculos antes do nascimento de Cristo - para estimular o aprendizado de seus discípulos. O desafio dos novos docentes é fazer com que os estudantes ganhem autonomia para usar os recursos modernos, segundo Gabriel Perissé, doutor em Filosofia da Educação: - Quando surgiu a TV, diziam: "é o fim da cultura". Com a Internet, é a mesma coisa. Em vez de amaldiçoá-la, precisam aproveitá-la ao máximo.
2.c) Pontos Positivos:
O Google Docs traz novas possibilidades de interação e de construção coletiva de textos e de conhecimentos, fazendo com que sua utilização no espaço escolar possibilite crescimento a todos os envolvidos e inovação às práticas docentes.
Pensando na formação das habilidades necessárias para uma participação efetiva e influente na sociedade, que não pode simplesmente exigir que o aluno saiba ler, escrever e contar, mas vendo a escola como o espaço por excelência para desenvolver habilidades, como pessoas críticas e capazes de refletir sobre os problemas e efetivar ações na sociedade, percebe-se que a integração das possiblidades oferecidas pelo Google Docs ao cotidiano escolar trará benefícios capazes de romper a barreira dos muros escolares
O acesso e a utilização são de fácil compreensão, não exigindo conhecimentos especiais e as trocas que podem ser estabelecidas a partir de seu uso são, certamente, instigadoras da criatividade, criticidade, responsabilidade e do espírito coletivo, entre outras características que buscamos desenvolver em nossos alunos.
2.d) Pontos Negativos:
●A reduzida funcionalidade das aplicações em nuvem, funções básicas ainda não estão disponíveis para tais aplicações, a numeração (ou a ausência dela) de páginas do Google Docs é um exemplo;
● Segurança e privacidade ainda são pontos que deixam a desejar, os usuários guardam um certo receio em relação às aplicações em nuvem;
● Falta de integração e interoperabilidade entre as diversas nuvens disponíveis no mercado.
3.YouTube
3.a) O que é essa ferramenta?
O YouTube é um serviço on-line de vídeos que permite a qualquer um ver e compartilhar vídeos que foram carregados por todos os usuários cadastrados. É uma ferramenta de compartilhamento de vídeos na Web.
3.b) Como trabalhar com ela na docência?
“Criar vídeos e poder compartilhá-los de forma fácil é um recurso poderoso. Além de ser uma linguagem diferente, e outra forma de comunicação.”, diz a professora Suzana . Vemos o YouTube como uma ferramenta interessante de o professor fazer o diferente em suas aulas. Introduzir vídeos como complemento aos conteúdos trabalhados, levando os alunos para o laboratório de informática e dando a eles a possibilidade de incluir vídeos em um blog o que é uma atividade interessante para ser desenvolvida em sala de aula e também fora dela, já que em grupos com maior acesso a computadores ele pode servir para a tarefa extraclasse.
É uma forma das escolas socializarem os trabalhos dos seus alunos, resultando num intercâmbio, capaz de produzir conhecimento interativo, estimulando a criatividade dos alunos e professores.
O professor poderia explorar uma música de várias formas, sugerindo o preenchimento de lacunas em cima de conteúdos que estão sendo desenvolvidos, poderia criar outras letras utilizando melodias e colocando estas letras nos blogs, com a música cantada e gravada pelos próprios alunos.
Outra possibilidade de uso seria encenar pequenas peças teatrais, aproveitando temas que envolvam a comunidade, como ecologia, esportes e outros, filmar e depois converter em vídeo que poderia ser difundido nesta mesma comunidade, na forma de DVD, e até mesmo, levá-lo ao YouTube para socializá-lo com ou outras comunidades. As possibilidades de uso do YouTube na educação encontra respaldo em Jean Piaget: “a inteligência é um mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção de contínuas e novas estruturas. Desta forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam”.
3.c) Pontos Positivos:
- Com certeza, seus vídeos serão uns grandes aliados do professor não só para modernizar suas aulas como para se construir conhecimento através da analise da ação, reflexão e ação onde também poderemos participar, criar e elaborar vídeos para colocar no site. É mais uma ferramenta auxiliar na promoção do ensino-aprendizagem de nossos alunos.
- Permite que pessoas, facilmente, carreguem e compartilhem vídeo-clips no YouTube e através de websites, aparelhos móveis, blogs e e-mails;
- As pessoas podem olhar vídeos, eventos em primeira mão e encontrar vídeos de seus interesses;
- É possível também participar de comunidades e canais, onde pode-se inscrever e obter vídeos de seu interesse;
Fazer download de vídeos, para seu computador;
- O ambiente é de fácil navegação, o acesso aos vídeos é imediato;
- Carregar (upload) e compartilhar seus vídeos na rede mundial (Wordwideweb);
- Navegar por milhões de vídeos originais carregados (uploaded) por membros de comunidades;
- Encontrar, aproveitar e criar grupos de vídeos e conectar com pessoas que têm interesses em comum;
- Customizar (registrar à sua maneira) sua experiência com listas (playlists) e subscrições;
- Integrar YouTube com seu site na web (website) usando vídeos implantados ou APIs.
3.d) Pontos Negativos:
Este site surgiu na internet como uma plataforma dedicada à publicação de conteúdos indiferenciados de vídeos e imagens de qualquer utilizador.
O que mais nos preocupa em termos educacional é o acesso que existe de forma gratuita a estes vídeos on-line porque se não trabalhado anteriormente corremos o risco de proporcionar uma chuva extrema e real de violência física e moral. Parece-nos que estes tipos de informação audiovisual, avulsamente acaba por promover uma banalização inconsciente de alguns padrões de comportamento profundamente radicais. Temos a opinião de que não estão previstas as classificações, escalões ou bloqueios necessários para uma hierarquização básica e essencial de determinados conteúdos de informação visual disponível no youtube ou neste tipo de site. Sentimos que estamos constantemente a ser postos à prova perante um manual de procedimentos, quer na internet, na TV ou mesmos em alguns videojogos, e, sobretudo que se esteja a produzir padrões e modelos a seguir completamente disformes ou com tendência psicótica às gerações vindouras.
Fonte:
http://www.vivenciapedagogica.com.br/proablogsnaeducacao#comment-8006

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